O diário da Inês

domingo, 10 de agosto de 2014

Stanislav Avenida - Restaurante Russo

Já há muito tempo que ouvia falar deste restaurante Russo e que queria lá ir. Aliás, já tinha feito uma tentativa de lá ir mas como não tínhamos reserva não nos safamos. Na verdade, o restaurante estava vazio mas o que nos explicaram é que por cada mesa só aceitam uma reserva por noite e que naquela noite já todas as mesas tinham sido reservadas. Os funcionários foram muito simpáticos mostraram-nos o espaço e lá ficou a promessa de um dia voltar mas com a reserva feita.
Entre a tentativa de visita e a visita propriamente dita ainda se passaram uns bons meses mas lá acabei por ir.

Não fazia a mínima ideia sobre se a comida russa era boa ou não mas afinal não é apenas boa, é maravilhosa, simplesmente adorei. E como não conheço a comida russa original não sei se era suposto ter aquele sabor ou não, mas uma das pessoas que foi comigo viveu na Rússia muitos anos e disse que a comida era realmente russa e boa. 

Pedimos 2 entradas, o Meshochek (saquinho de massa crocante recheado com cogumelos) e umas beringelas "Stanislav" (rodelas de beringelas e tomate cobertas com queijo branco Brinza). Adorei ambas, mas as beringelas são de nos levar ao céu, era capaz de comer daquilo aos quilos!

Como pratos principais deu para provar 4 pratos pois éramos 4 pessoas, o meu prato era o Ruletiki (rolinhos de frango em molho de papoila com tiras de crepe). E depois provei o Pelmeni (almofadinhas de massa recheadas com carne picada), o Shashlyk (espetada de carne de porco à moda russa temperada com especiarias típicas) e o Golubsi (rolos de couve lombarda recheados com arroz e carne picada). Todos os pratos são muito interessantes, sendo o melhor prato o que eu pedi e o que gostei menos o dos rolos de couve.

As saladas que vinham como acompanhamento também são muito boas, com um tempero assim avinagrado, diria até que a cenoura seria quase uma espécie de picle.

Para sobremesa pedi um Bolo Napoleão (bolo folhado com creme), que ficou muito aquém das minhas expectativas, talvez por estas irem muito elevadas. Achei um pouco enjoativo mas não deixa de ser bom na mesma.  Também provei o Ptichie Moloko (suflê de leite com molho de chocolate e maracujá) que estava saboroso. Quem comeu o crepe caseiro (crepe com gelado e flambé de maçã) disse que estava bom e pelo menos de aparência diria que era a melhor das 3 sobremesas.

Para beber pedimos Kvas Borodinskiy, uma bebida russa mas que pelo rótulo da garrafa verificámos que não tinha sido produzido na Rússia. Gostei, achei que se assemelha ligeiramente a um moscatel, mas sem ser alcoólico e com gás. 

Resumindo eu sugiro como entrada umas beringelas "Stanislav", como prato principal o Ruletiki, como sobremesa o crepe caseiro e para beber o Kvas Borodinskiy, a sério que se forem por mim não se vão arrepender.

O preço médio de uma refeição destas é 25€, não é barato, não, mas é uma comida diferente, e acho que pela experiência e pela qualidade da comida, que é óptima, acho que vale a pena. E as doses também são muito bem servidas.
Agora ao almoço também têm uma opção mais barata, um menu por preço fixo, embora não tenham opção de escolha nos pedidos.

O Stanislav Avenida fica na Rua de São José nº 182, Lisboa.




Kvas Borodinskiy


Beringelas "Stanislav"

Meshochek

Ruletiki 

Golubsi

Pelmeni

Shashlyk

Salada

Crepe caseiro

Bolo Napoleão

Ptichie Moloko


2 comentários: